Cadafaz
Voltar | Cadafaz | Prados | Rapa | Salgueirais | Vide Entre Vinhas
Concelho: Celorico da Beira
Distrito: Guarda
Esta povoação está assente a meia encosta dum monte, o Planalto Beirão, ramificação da Serra da Estrela, na margem esquerda do rio Mondego, podendo já incluir-se na região serrana que se distingue sobremaneira da do Vale do Mondego, distanciando 12 Km da sede do concelho.
Assim descreve a poesia:
Cadafaz está no meio
De Vale d’Azares e Prados
Rapa e Souto Moninho
São os guardas dos dois lados.
Inserida na região da Serra da Estrela, Cadafaz é uma das 22 freguesias de Celorico da Beira, mergulhada no centro do concelho e circundada pelas freguesias da Rapa, Prados,Salgueirais, Vide-Entre-Vinhas e Vale de Azares. Servida pela Estrada Municipal nº557, que a liga a Celorico da Beira e Lajeosa do Mondego, daqui se pode chegar à Rapa e Prados.
Sobre a origem do toponímio Cadafaz, paira a incerteza. Contudo, dizem os antigos, que provavelmente terá resultado do facto de os primeiros habitantes conhecedores da arte de carpintaria, e aproveitando os castanheiros existentes, construíram cada um a sua própria casa, tendo contribuído para gerar o comentário pelas terras vizinhas: “cada um faz”... Derivando daí o nome do lugar. Outra hipótese explicativa relaciona o nome com o vocábulo homógrafo do idioma malhorquino, que designa andaimo, armação de madeira, tribuna ou cadafalso. A origem Provençal do referido idioma confere alguma veracidade á hipótese e talvez haja analogia entre o Cadafaz português e o Cadafaz malhorquino.
O Cadafaz, outrora curato, pertencente ao Padroado Real, tinha a sua Igreja edificada num local diferente do actual, no sítio das Hortas, tendo sido posteriormente transladada para o actual lugar, devido a uma praga de formigas que invadiam o sacrário. Enquanto a Igreja estava a ser reconstruída, o seu espólio religioso foi albergado na Igreja da Rapa.
Hoje a freguesia de Cadafaz tal como muitas outras do concelho, coabita com a ausência de população jovem, vendo as suas casas e ruelas povoadas por pessoas idosas.
Os activos da freguesia retiram da construção civil, duma agricultura de subsistência e da pastorícia, o sustento familiar. Esta última, é talvez a actividade mais importante da freguesia, pois contam-se aproximadamente 800 ovelhas distribuídas por 12 rebanhos, as quais produzem matéria-prima para a produção artesanal do tão conhecido - Queijo da Serra da Estrela.
As oliveiras, são hoje, as árvores que predominam na paisagem, ocupando um pouco o espaço que outrora pertenceu aos castanheiros e seus reconhecidos soutos.
Festividades
- Festa de S. Sebastião (2º Domingo de Agosto)
Infraestruturas sociais desportivas e culturais
- Sede de Junta de freguesia
- Campo de Futebol de Cadafaz
- Locais a visitar
- Igreja Matriz
- Fonte de Belém
- Vista panorâmica (Souto Moninho)
Comer
Comida real 100% vegetal
|
Onde dormir
Hoteis em Celorico da Beira. Reserve agora o hotel!
|