Distrito de Viseu

Descobrir e visitar

 

pag. anterior

Viseu

Viseu é o único distrito de Portugal que não faz fronteira nem com Espanha, nem com o mar, encontrando-se localizado na Região Norte - Centro de Portugal e abrangendo três Sub-Regiões: Dão-Lafões, Douro e Tâmega. 

É um dos distritos mais montanhosos de Portugal, fazendo parte do mesmo, os maciços das serras da Lapa, com 953 metros, Leomil, com 1008 metros, Caramulo, com 1071 metros, Gralheira, com 1116 metros e Montemuro, com 1382 metros. Nos seus vales correm os afluentes do Rio Douro, respectivamente o Távora, o Varosa e o Paiva, e os Rios Vouga, Dão e Mondego, além de várias ribeiras.

Em Viseu, encontra-se a Região Demarcada do Dão, numa extensão aproximada de 376 000 hectares, onde se desenvolve o cultivo da vinha entre zonas montanhosas e vales com colinas e declives suaves e arredondados, com um clima frio e chuvoso no Inverno e quente e seco no Verão, apresentando condições únicas para a produção do vinho. Na região, desenvolve-se o cultivo da vinha para os conhecidos vinhos do Dão e de Lafões.

Neste distrito, encontram-se um grande número de monumentos nacionais, entre os quais, se destacam o Dólmen de Areita, em São João da Pesqueira, a Sepultura Pré-Histórica com cerca de 5.000 anos, o Castro de Nossa Senhora da Guia e a Capela e Adro de Nossa Senhora da Guia, em São Pedro do Sul. Destaca-se igualmente, o Dólmen e Capela de Nossa Senhora do Monte, em Penedono, que se encontra em ruínas. 

A capital do distrito é Viseu, cidade muito antiga, localizada num sistema montanhoso constituído a norte, pelas Serras de Leomil, Montemuro e Lapa, a noroeste, a Serra do Arado, a sul e sudoeste, as Serras da Estrela e da Lousã, e a oeste pela Serra do Caramulo, sendo mesmo apelidada de “Cidade do Verde Pinho”. 

Em Viseu, existem vestígios remotos de ocupação humana, desde a civilização castreja, formada no primeiro milénio antes de Cristo e tendo sido uma importante localização nos tempos da ocupação romana da Península Ibérica. 

Viseu está associada à figura de Viriato, um líder da tribo lusitana que combateu os romanos aquando da sua presença em território lusitano, tendo falecido no ano de 139 a.c. Pensa-se que este guerreiro terá nascido em Viseu. 

Com uma história extremamente rica, Viseu possui igualmente um importante património dos mais variados níveis. O seu maior exemplo é a Sé de Viseu, no seu estilo gótico, que foi erguida entre os séculos XIII-XIV, onde se encontra instalado o Museu de Arte Sacra da Catedral de Viseu, estando classificado como Monumento Nacional.

O Largo da Sé é uma das artérias do centro histórico da cidade, abrindo caminho a um agradável passeio pelas sinuosas ruelas que escondem riquezas a cada esquina.

Muitos outros monumentos, são dignos de registo em Viseu, como a Igreja da Misericórdia, em estilo rocócó, a Porta do Soar de Cima, aberta na cerca afonsina do século XV, ou o importante museu Grão Vasco, com o nome de um dos maiores artistas portugueses do Renascimento.

A população residente, é de 394 844 habitantes e a área, é de 5007 km².

Onde dormir

Hoteis em Viseu. Reserve o seu Hotel!
Hoteis em Viseu. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Viseu. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata.