Celorico da Beira

Velosa

 

Velosa | Sepultura na rocha

ConcelhoCelorico da Beira 
DistritoGuarda

A freguesia de Velosa ocupa um dos extremos do concelho de Celorico da Beira. Faz fronteira a Norte e a Oeste com as freguesias de Maçal do Chão, Baraçal e Açores. A Sul e Este com as freguesias de Vila Franca do Deão e Sobral da Serra, do concelho da Guarda.

É uma das mais pequenas povoações do concelho, com cerca de 150 habitantes. Fica a 13 km da sede do concelho, sendo servida pela EM 557. Tem ainda ligações a outras localidades dos concelhos da Guarda e Trancoso. 

Ignora-se o seu primitivo nome, perdido nas brumas do tempo. Da denominação actual diz-se só ter sido adoptada a partir de D. Fernando. No entanto, isto poderá não ser totalmente verdade, pois já anteriormente ao seu reinado o local era conhecido por Avelosa. 

É certo que existe uma lenda que lhe dá uma explicação interessante. 
Muito antes da formação da monarquia, quando um rei Godo veio ao Freixial (actual Freguesia de Açores), aconteceu na Igreja desta localidade um incidente com um açor. Conta-se que a fuga do pássaro ia custando a vida ao pagem que o havia deixado escapar. Ficou conhecida como a Lenda do Açor. 

A ave, ao sentir-se em liberdade, tomou a direcção leste e, veloz, voou até um lugar da actual freguesia que assim se passou a chamar Velosa. Esta é a Lenda que o povo não deixa esquecer, transmitindo-a de geração em geração.

Historicamente, sabemos que em 1368, nas calamitosas guerras civis que ensanguentaram a Espanha, Henrique Transtamara, vencedor da contenda, não hesitou em assassinar seu irmão Pedro, “o Cruel”. Os partidários deste último procuraram a salvação refugiando-se em Portugal. A todos D. Fernando acolheu benignamente. No entanto, destacava-se, entre outras, a presença em Portugal do fidalgo galego António Veloso, descendente do Conde D. Rodrigo, Senhor da Ribeira e Cabreira, em Espanha. A ele foi entregue pelo Rei Formoso esta Povoação, que desde então passou a tomar o seu nome. Mais tarde foi elevada à categoria de Vila com a designação de Velosa.
A origem etimológica deste nome está, para além da lenda, numa corrente geralmente aceite, segundo a qual este étimo se filia na exuberância capilar ou "cabeludo". Há também quem lhe dê uma significação gótica, dividindo-o em duas palavras – “Vill” e “Oso”. A primeira, “Vill”, significa o maior, primogénito, mais velho, chefe, poderoso ou mais forte; a segunda, “Oso”, significa casa, domínio, estado, solar, família ou tribo. Com o decorrer do tempo, o “Vil” transformou-se no português e anteriormente no galaico, em “Vell”. 

Existem na Velosa muitos locais de interesse histórico e de lazer. Por todo o lado reina a calma... o som do vento, o canto dos pássaros, os rebanhos que por ali se apascentam, a surpresa do voar súbito de uma perdiz ou o salto brusco de um coelho. 

O granito é visível nas suas serras, com imensos penhascos e barrocos, daí as populações vizinhas a designarem também de "Barroqueiros".
A freguesia da Velosa tem hoje muitas quintas centenárias abandonadas. Apesar de não serem muito grandes nem terem as casas bem conservadas, possuem pastos ricos e terrenos férteis. Quase todas elas possuem um forno onde era cozido o pão, os tradicionais biscoitos e os afamados cabrito e borrego de raça bordaleira (uma raça de ovelhas cujo leite tem características únicas para a produção do queijo Serra da Estrela e requeijão, que também se encontram na Velosa).

Podemos também encontrar na Serra da Velosa pedras que serviam para espremer ou pisar as uvas, substituindo os lagares ou tinas no fabrico do vinho.

"Quase todas as Famílias produzem vinho para gasto de casa".

Esta freguesia é banhada por uma ribeira que fertiliza os seus campos. O vale sobre o qual corre é muito fértil, produzindo em abundância todos os géneros alimentícios próprios da região. É por isso considerada uma das freguesias onde a população vive melhor. Na direcção Norte estende-se a Lameira, logradouro público de grande extensão onde se faziam as malhas e o mercado mensal.

Do património cultural e paisagístico da Velosa destaca-se o Calvário, onde em tempos se praticavam actos de culto e de onde se pode desfrutar de uma panorâmica magnífica da freguesia: a Fonte, onde no passado a população se abastecia de água fresca e cristalina; a Ribeira, fértil em pequenos peixes e utilizada também para lavagem de roupa.

Existem ainda na serra algumas sepulturas antropomórficas e até um abrigo de montanha onde os pastores se abrigavam das intempéries com os seus rebanhos.

Sendo uma aldeia rural situada entre duas montanhas, a Velosa pode tornar-se num ponto turístico de referência, quando alguns projectos da Junta de Freguesia e Associação de Melhoramentos estiverem concluídos. Falamos da recuperação da zona ribeirinha - onde já existe o açude, para que as pessoas se possam refrescar; do polidesportivo para prática de Ténis, Futebol, Voleibol, Andebol e Basquetebol. 

Com uma economia assente na agricultura e um quotidiano rural, a Velosa oferece ao visitante a contemplação do seu bonito património arquitectónico e paisagístico e a beleza de um ambiente Beirão nas suas casas e ruas.

Na Velosa existe hoje uma Associação de Melhoramentos. Fundada em 26-12-1991, o seu trabalho visa o desenvolvimento da Freguesia e do Concelho, apoiando a terceira idade, os jovens e os mais necessitados. Para isso, criou um Centro de Dia com apoio domiciliário, que funciona na sede da Junta. Construiu uma sede, com um Salão para convívios e actividades culturais e um polidesportivo. Dispõe ainda de um veículo de nove lugares, instrumento importante para ajudar a desenvolver a sua actividade. 
Visite a Velosa, procure investir e ajude a desenvolvê-la.

A 3 Km da A25, 13 Km de Celorico da Beira e 18 Km da Guarda fica perto de tudo.

Locais a visitar

  • Adro da Capela
  • Calvário
  • Ribeira da Velosa
  • Barroco da Penhadeira
  • Sepulturas Antropomórficas
  • Lapa da Louçã

Onde dormir

Hoteis em Velosa. Reserve o seu Hotel!
Hoteis em Velosa. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Velosa. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata.